Desde o momento da descoberta, oportuna, da possibilidade de leitura da Coleção Aplauso, alguns dos títulos, já postados, pude observar a citação de alguns nomes, que permanecem obscurecidos para a maioria de nós, mas teve suma importância no desenvolvimento no teatro brasileiro, levando o produto do seu trabalho a outras áreas culturais de Brasil colossal.
Gianni Ratto
Imagem do blogvisão.wordpress, de 10/08/2007, por Livia Deodato, do Estadão. Em Retrospectiva Homenageia Gianni Ratto. |
Gianni Ratto, natural de Milão, Itália, 27 de agosto de 1916. Participou como cenógrafo, iluminador, figurista, escritor e ator, em nossa terra, a partir de 1954, a convite de Maria Della Costa para dirigir um espetáculo e por aqui ficou até 30 de dezembro de 2005.
Palavras de Sábato Magaldi, definindo seu perfil: “De todos os encenadores estrangeiros que decidiram, a partir da Segunda Guerra, atuar entre nós, Gianni Ratto foi, sem dúvida, quem mais se identificou com o Brasil. Ninguém como ele se associou de forma tão consciente e consequente à dramaturgia brasileira”.
Mais informações em Funarte: Gianni Ratto
Nenhum comentário:
Postar um comentário