27 de abril de 2015

A Sangue Frio

A Sangue Frio
In cold blood. Truman Capote (1924-1984). Trad. Sergio Flasksman. São Paulo. Companhia das Letras. 2003. 432 páginas. 8ª reimpressão. [Jornalismo Literário].  

Sinopse:
Relato de um brutal assassinato. Capote combina acurado estilo jornalístico com grande imaginação literária. E concretiza um antigo sonho: o romance de não-ficção. Para isso, preparou-se durante anos. Pesquisou, colheu pistas e impressões. Graças a esse extraordinário trabalho, A Sangue Frio constitui um impressionante documento. Mas é também uma obra-prima literária.

Ponderação:
Bom! {Casos: "Tim Lopes, Suzane von Richthofen, Isabela Nardoni, Rua Cuba, goleiro Bruno, Sandra Gomide/Pimenta Neves" e outros}, mais o chamado "Desequilíbrio Mental" teriam tido motivação no romance de não ficção de Capote? É uma pergunta para ser analisada. A única coisa esquecida, os assassinos da Família Clutter foram executados por ação judicial bem alicerçada na  legislação anti crime.
O livro trata de uma história real, sobre um assassinato de uma família inteira sem julgar os assassinos ou santificar a família. A descrição do crime não se prende ao fato em si. As personalidades dos assassinos são descritas, bem analisadas, dissecadas! O mesmo é feito com os integrantes da família morta. Aqui, temos como o crime ocorre, mas só depois, o leitor conhece quem são as pessoas envolvidas e a motivação ou a não motivação. Criminoso e vítima não se conheciam. Mas, de uma primeira vez, uma notícia daquelas que lemos no jornal sem dar muita importância mostrasse o que realmente significam as palavras que a compõem. Crime significa que alguém o cometeu. Assassino é alguém que teve uma motivação qualquer que o levou a tirar a vida de outrem. Assassinado é um ser que teve planos e sonhos desfeitos por alguém que não deu importância a nada disso. O que torna assustador é o caminho da narrativa e sua dimensão em contar os Fatos.
Em A Sangue Frio não foi só cometido o crime, mas foi escrito por um gênio das palavras e das letras, pois conseguiu prender a atenção do leitor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário