28 de setembro de 2014

A Máquina de Contar História

A Máquina de Contar História
Maurício Gomyde. Ribeirão Preto. Novas Páginas. 2014. 191 páginas.

Sinopse:
Na noite em que o escritor best-seller Vinícius Becker lançou A Máquina de Contar Histórias, o novo romance e livro mais aguardado do ano, sua esposa Viviana faleceu sozinha num quarto de hospital. Odiado em casa por tantas ausências para cuidar da carreira literária, ele vê o chão se abrir sob seus pés. Sem o grande amor da sua vida, sem o carinho das filhas, sem amigos... O lugar pelo qual ele tanto lutou revela-se aquele em que nunca desejou estar. Vinícius teve o mundo nas mãos, e agora, sozinho, precisa se reinventar para reconquistar o amor das filhas e seu espaço no coração da família V. Uma história emocionante, cheia de significados entrelaçados pela literatura, mostrando que o amor de um pai, por mais dura que seja a situação, nunca morre nem se perde.

Ponderação:
Se  a metalinguagem é uma linguagem que fala da própria linguagem. Então, Maurício Gomyde na pele de Vinícius Becker passa a obra ditando as qualidades e as não qualidades de escritor - best seller, suas regras e motivações na criação de perfeitas histórias de amor. Contudo, repassa, apresenta-nos o seu drama de viuvez, a culpa pela ausência no cotidiano das três mulheres de sua vida. A redescoberta do valor da família na vida de cada ser humano.
"Por exemplo, eu não consigo criar uma tempestade agora, mas num livro eu posso alterar todo o curso de uma cena que precise desesperadamente de uma tempestade para seguir para determinado lado. Na vida real, jamais vou conseguir colocar na boca de alguém as palavras exatas que eu gostaria de ouvir, já num livro..." (página 127)



Nenhum comentário:

Postar um comentário