3 de agosto de 2014

Amor nas Entrelinhas

Amor nas Entrelinhas
Love Letters. Katie Fforde. Trad. Marilene Tombini. Rio de Janeiro. Record. 2014. 399 páginas.

Sinopse:
Prestes a ficar desempre-gada, Laura Horsley acha que o convite para ajudar na organização de um festival literário veio bem a calhar. Mas quando recebe a missão de convencer o famoso escritor Dermot Flynn a comparecer ao evento, ela é dominada pelo pânico. Dermot é temperamental, nunca sai de casa e enfrenta um bloqueio criativo. É também o escritor favorito de Laura, além de extremamente atraente e dono de uma longa lista de conquistas amorosas. Por isso, não é de surpreender quando ele diz que só vai participar do festival se ela concordar com uma única condição, que pode colocar em risco não só o sucesso do evento, mas também o coração de Laura.

Ponderação:
Amei a capa! Comprei por essa razão, não sendo a primeira vez que faço isso, pela capa e não pelo conteúdo. São 400 páginas de emoção e humor. Embora, possuo 40% de afinidade com Laura Horsley. - Uma boa história.
Deliciosamente divertida, tive que contém minhas risadas (lendo madrugada a dentro). Mas enquanto a leitura era desenvolvida, lembrei-me de obras, não literárias, envolvendo escritores e fãs. Não sei qual seria minha reação a defrontar-me com Carlos Ruiz Zafón? Talvez agiria como Marta ou Stephanie ou Kathleen? Ah! Nada disso, sou uma profissional da comunicação, terei que comportar-me como manda o protocolo.
Essas três personagens fazem parte de dois filmes e uma peça teatral: - Um homem inesperado conta a história de Paul Brodsky, escritor e Marta, sua fã número 1, em um trem, frente a frente. No Brasil, escritor e fã foram Paulo Goulart e Nicete Bruno.
Na verdade, Laura possui traços de Marta pela admiração cega ao escritor. A Stephanie* na atuação da Oficina Literária e a Kathleen** pelo conhecimento e entendimento do mundo literário. Mesmo quando sua harmoniosa vida vira de cabeça para baixo, jogando-a no mundo real realíssimo. Laura é um encanto de mulher.
Dermot Flynn é o tipo grosseiro e mulherengo de plantão, encanta as mulheres como Paul Brodsky e Owen Waterbury*. Porém estabelece uma nova maneira de se comportar ao conhecer Laura.
Não deixando de lado, o romance mostrar-nos o lado sombrio das que é feito na publicação de novos escritores. Eleonora está bem próxima da tirania de Joe Fox**.
Duas cenas hilárias merecedoras de destaque: a reunião do grupo de leitura de Jocasta e o livro Os salgueiros e Dermot na casa dos pais de Laura.



* Minha Querida Secretária (My Dear Secretary): - Owen Watrbury (Kirk Douglas), escritor; Stephanie Gaylord (Laraine Day), escritora aspirante.
** Mensagem para você: - Kathleen Kelly (Meg Ryan), dona da livraria; Joe Fox (Tom Hanks), empresário e dono da Mega livraria, que destrói as pequenas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário