O Retorno do Jovem Príncipe
The Return of the Young Prince. Alejandro Guillermo Roemmers. Trad. Paulo Afonso. Rio de Janeiro. Objetiva. 2011. 109 páginas.
Sinopse:
Como tantos que leram O Pequeno Príncipe, eu também captei a simplicidade de sua mensagem e compartilhei a tristeza de Saint-Exupéry quando o herói-criança, que alcançara as profundezas de meu coração, foi obrigado a retornar a seu asteroide. Muitas vezes perguntei a mim mesmo, o que aconteceria a essa criança tão especial se continuasse a viver entre nós. Como seria sua adolescência? Conseguiria preservar a inocência de seu coração?", indaga o poeta argentino A. G. Roemmers.Roemmers retoma no livro discussões éticas sobre a experiência humana e aborda temas ainda cruciais à humanidade, como guerras, crises econômicas, fome e consumismo. "Durante o percurso da viagem fictícia, o Jovem Príncipe pergunta se há muitos caminhos no planeta Terra e se não ocorre aos homens procurar no céu a orientação. Sempre há problemas e os caminhos para superá-los", afirma o autor, também influenciado pelo personagem em sua infância.
Bruno d'Agay, parente de Antoine de Saint-Éxupéry, disse: "Este livro nos faz lembrar tudo o que não convém esquecer: o amor, a fraternidade, a educação, a família, os valores que são os alicerces das sociedades civilizadas e humanas."
Ponderação:
No post anterior, mencionei que "O Pequeno Príncipe" esta se tornando ou já era uma obra Aberta. Pois bem, esse livro, aqui, pode ser uma interpretação do que teria ou seria daquele principezinho questionador do qual adoramos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário