31 de dezembro de 2024

Amêndoas

Amêndoas
Almond*. Won-pyung Sohhhn. Trad. Yonghui Qio Pan. Rio de Janeiro. Rocco. 2023. 1ª ed. 290 páginas.

Sinopse:
Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.

Ponderação:
Vale observar que *a tradução da edição brasileira foi feita a partir da edição norte-americana, de Joosun Lee. 
A narrativa explora temas de empatia e amizade de uma forma delicada e impactante, trazendo reflexões sobre a complexidade das emoções e relações humanas. Dois garotos, Yunjae  e Gon, com traumas e desajustados para uma sociedade tida como ideal. Se encontram, um que sente muito e outro que nada sente e dessa interação nasce uma amizade impossível... O final é  poderoso e oferece uma conclusão reflexiva à jornada de Yunjae. Ao longo da história, ele luta para entender e sentir emoções, especialmente após a perda de seus entes queridos. Com a amizade de Gon, Yunjae experimenta mudanças em sua percepção, um relacionamento que se torna crucial para seu amadurecimento emocional. O final aberto para a interpretação de cada leitor.
Um momento impactante é quando Yunjae aconselha Gon a ler, pois o amigo não possui um vocabulário de acordo com um estudante de ensino médio. A leitura vai ajudar ampliar seus conhecimentos e terá melhores condições para conversar com pessoas do mundo a sua volta. 


27 de dezembro de 2024

Luzes brilhantes, Natal mágico

Luzes brilhantes, Natal mágico
Bright Lights, Big Christmas. Mary Kay Andrews. Trad. Wendy Campos. Rio de Janeiro. Alta Novel. 2024. 288 páginas.

Sinopse:
Um romance que celebra o amor, a magia e o encanto da temporada natalina.
- "Um presente de Natal de Mary Kay Andrews, na forma de uma leitura deliciosa." — Publishers Weekly
- "Andrews cria personagens, maravilhosamente, simpáticos, e aqui, ela expande isso para descrever uma comunidade calorosa e pitoresca em Nova York lembrará as cidades pequenas encontradas em seus romances." — Booklist
- "Seja contando a história de uma roupa mágica de Papai Noel ou de um estande de árvores de Natal no coração de Nova York, em um bairro cheio de personagens excêntricos e cercado pelo aroma de pinheiros frescos, ninguém celebra o Natal como Mary Kay Andrews." — Debbie Macomber

Ponderação:
Depois de um hiato de três anos, retornamos a buscar uma obra com o encanto natalino. Foi prazerosa  a leitura. Uma Nova York agitada com um toque de vida no campo, aquela cidadezinha, onde todos se conhecem. Não podia deixar de ter: dramas familiares, vizinhos solidários, um pai divorciado super dedicado, uma criança apaixonante e bem educada (aliás, em ficção, sempre são educadas), que rouba a cena, um senhor super rabugento e uma personagem principal firme e forte, que sabe o que quer e faz acontecer.  Há momentos divertidos. O romance entre Kelly e Patrick foi descontraído, maduro e bem desenvolvido. A relação deles vai crescendo de forma tão convincente, que você consegue perceber que será duradouro. Temos o valor e calor da amizade, provando que se pode viver e sobreviver mesmo sofrendo a dor do luto.