Amêndoas
Almond*. Won-pyung Sohhhn. Trad. Yonghui Qio Pan. Rio de Janeiro. Rocco. 2023. 1ª ed. 290 páginas.
Sinopse:
Yunjae nasceu com uma condição neurológica chamada alexitimia, ou a incapacidade de identificar e expressar sentimentos, como medo, tristeza, desejo ou raiva. Ele não tem amigos ― as duas estruturas em forma de amêndoas localizadas no fundo de seu cérebro causaram isso ―, mas a mãe e a avó lhe proporcionam uma vida segura e tranquila. O pequeno apartamento em que moram, acima do sebo da mãe, é decorado com cartazes coloridos com lembretes de quando sorrir, quando agradecer e quando demonstrar preocupação.
Ponderação:
Vale observar que *a tradução da edição brasileira foi feita a partir da edição norte-americana, de Joosun Lee.
A narrativa explora temas de empatia e amizade de uma forma delicada e impactante, trazendo reflexões sobre a complexidade das emoções e relações humanas. Dois garotos, Yunjae e Gon, com traumas e desajustados para uma sociedade tida como ideal. Se encontram, um que sente muito e outro que nada sente e dessa interação nasce uma amizade impossível... O final é poderoso e oferece uma conclusão reflexiva à jornada de Yunjae. Ao longo da história, ele luta para entender e sentir emoções, especialmente após a perda de seus entes queridos. Com a amizade de Gon, Yunjae experimenta mudanças em sua percepção, um relacionamento que se torna crucial para seu amadurecimento emocional. O final aberto para a interpretação de cada leitor.
Um momento impactante é quando Yunjae aconselha Gon a ler, pois o amigo não possui um vocabulário de acordo com um estudante de ensino médio. A leitura vai ajudar ampliar seus conhecimentos e terá melhores condições para conversar com pessoas do mundo a sua volta.