28 de outubro de 2023

O Diário de um Livreiro

O Diário de um Livreiro
The diary of a bookseller. Shaun Bythell. Trad. Patrícia N. Rasmussen. Jandira. Principis. 2023. 352 páginas

Sinopse:
Quando Shaun Bythell pensou em comprar a The Bookshop, parecia uma ótima ideia. Afinal tratava-se da maior loja de livros segunda mão da Escócia, com mais de cem mil exemplares em estoque, instalada numa gloriosa casa de estilo georgiano com corredores tortuosos e lareiras crepitantes, situada em uma pequena e bela vila à beira-mar. Tudo perfeito, o verdadeiro o paraíso dos amantes de livros...  Até que Bythell realmente comprou a loja. Neste livro irônico e hilário, Shaun fornece uma visão interna das provações e tribulações da vida de um dono de livraria. Uma obra perfeita para os amantes de leitura!

Ponderação:
Estamos com uma dúvida! Até qual ponto uma obra escrita no idioma inglês poderá ser classificada como "Literatura americana"? Temos o hábito de ler a página de crédito e lá, no catálogo sistemático, encontramos a classificação para o presente livro como sendo de origem americana, quando na realidade deveria constar como 'Literatura escocesa' ou 'Literatura britânica'. Essa é uma questão bastante complexa.
Numa narrativa típica de um diário, temos as aventuras e desventuras do dono de uma livraria de venda de livros usados (o popular 'sebo'). Aqui, apresenta-nos o seu relacionamento com os mais improváveis clientes, seus funcionários e a cidade, onde está localizada a livraria. 
Cada início de mês (capítulo) apresenta um trecho alusivo a 'Bookshop Memories', um ensaio de George Orwell, publicado em 1936, analisando o contexto do autor de '1984' com a realidade do século XXI e a competividade com o mundo digital e online. E os grandes  concorrentes 'Amazon e eBay'.
Nicky é uma figura e a sua sexta-feira gastronômica é uma sessão de tortura ao paladar do mais exigente.
Como sempre, saímos, após a leitura  de livros temáticos, falando do universo de outras obras, com a indicação de mais livros para ler futuramente...