26 de fevereiro de 2022

A Garota que não se calou

A Garota que não se calou
The Girl with the Louding Voice. Abi Daré. Trad. Nina Rizzi. Campinas. Verus. 2021. 352 páginas. 

Sinopse:
A Garota que não se calou conta a história de Adunni, uma jovem que, mesmo tendo crescido em uma vila rural nigeriana, almeja por estudar e ser ouvida.
Após ser vendida pelo pai para ser a terceira esposa de um homem ansioso para que ela lhe dê um herdeiro, Adunni foge, buscando transpor os obstáculos da pobreza, do machismo e de uma sociedade arcaica. Corajosa, Adunni vai contra todos aqueles que dizem que ela não pode sonhar.

Ponderação:
Que história cheia de barriga. É para isso que serve 'Oficina de Escrita Criativa'? Para imersão narrativa do nada acontecendo de fato. Conhecer uma nova cultura da Nigéria e seus costumes. Pode-se dizer do momento lindo da trajetória de Adunni seja quando despede-se da Biblioteca de Big Madam:
"- Obrigada - digo pra todos os livros na estante. - Obrigada - digo pro Livro de Fatos da Nigéria, tocando na capa com o mapa brilhante e a cor verde-branco-verde da bandeira nigeriana, a contação de muitos, muitos fatos dentro das páginas. - Obrigada - digo pro Collins e todos meus amigos livros, por me ajudarem a encontrar minha liberdade na prisão da casa de Big Madam.
Fico assim um pouco, quieta e quieta e  olhando pra estante de livros, que nem se é o túmulo da minha mamãe, e meu obrigada é a areia que estou despejando em cima do caixão, só que dessa vez minha tristeza é com alegria e gratidão.
Eu fico lá até saber disso, até sentir uma libertação quente dentro de mim que é a hora de ir. Na hora que saio da biblioteca, não fecho a porta. Deixo aberta pro espírito de todos os livros me seguir."