A Murder is Announced. Agatha Christie (1890 - 1976). Trad. Maria Isabel Garcia. Rio de Janeiro. Nova Fronteira. 5ª ed. 1977. 248 páginas.
Sinopse:
Convida-se para um homicídio, a ter lugar sexta-feira, 29 de outubro, em Little Paddocks, às 18h30m. Espera-se a presença de todos os amigos da família; não haverá outra convocação "Chipping Cleghorn é apenas mais um vilarejo, quase esquecido, da Inglaterra pós guerra. Um ambiente pacato, formado por habitantes que encontraram um refúgio, mas também onde ninguém sabe do passado de ninguém. Lá residem os Easterbrooks, o orgulhoso coronel que morou na India e sua esposa pedante; a dominadora Mrs. Swettenham e seu filho Edmund que vive às custas da mãe, enquanto escreve um livro que nunca termina; as Misses Hinchlife e Murgatroyd, a primeira máscula e decidida, e sua companheira atrapalhada e insegura; o reverendo Julian Harmon, um intelectual incompreendido e sua esposa Bunch, uma mulher simples, inocente, mas extremamente perspicaz; e por fim, em Little Paddocks residem várias pessoas de diferentes personalidades: Miss Backlog: a dona da residência, ex-secretária de um Magnata, independente e sensata Dora Bunner: amiga de escola de Miss Backlog, devotada, leal, porém não muito competente. Foi morar em Little Padocks, pois estava vivendo em condições precárias e imensamente grata a amiga, porém vive causando problemas Mitzi: uma refugiada de guerra, explosiva, arrogante e incrivelmente engraçada. Patrick Simmons: Um bonito rapaz, primo de Miss Backlog, foi morar com ela para dar continuidade aos estudos, dono de um senso de humor insensato e escorregadio. Julia Simmons: A esnobe irmã de Patrick, estuda enfermagem, e vive alfinetando os demais. Arrogante, mas bonita e evasiva Phillipa Haymes: A séria e misteriosa Phillipa, é alvo frequente da malícia de Mitzi e Julia. Trabalha com, jardinagem para sustentar o filho, fruto do casamento um soldado que morreu na guerra. Deixa transparecer que esconde um segredo. Todas essas personagens viviam razoavelmente pacificamente em Chipping Cleghorn. Fazendo trocas de produtos, tentando driblar o racionamento até mesmo de carvão, no câmbio negro. Entre algumas fofocas locais e outras, que sempre acontecem em pequenos vilarejos, todos viviam em uma certa paz. Até a Gazzete, o jornal local, anunciar um homicídio em Little Padocks. Todos pensavam que não se passava de uma brincadeira de mau gosto, mas a curiosidade fez com que todos estivessem lá. E como dizia o anuncio no Jornal às 18h30m algo acontece, um crime. É quando o Inspetor Dermont Craddock aparece pela primeira vez nas histórias, da maior detetive feminina: Miss Marple. E juntos, eles vão trabalhar para descobrir quem é o assassino, antes que ele faça mais vítimas, na corrida contra o tempo, Miss Marple prova mais uma vez que a natureza humana é sempre a mesma.
Ponderação:
Fantástico! A leitura é uma caminhada por vários suspeitos ou nenhum, porém a descoberta do real criminoso é inacreditável...