18 de junho de 2021

Partes de um corpo

Partes de um corpo. Vários Autores. Porto Alegre. TAG – Experiências Literárias. 2021. 142 páginas.

 
Sinopse / Ponderação:
Uma coletânea de contos com prefácio de Socorro Acioli. São sete os contos, possuindo narrativas feitas pelo próprio órgão em questão: ‘Bile nº 5’ de Claudia Tajes, nos traz o amor entre a bile e  o fígado; ‘Melanomas’ de Giovana Madalosso e ‘Engolir o amor’ de Jarid Arraes refletem o relacionamento ao estado da doença como a  emoção, aguçando a sensibilidade. ‘Bourbon’ de Antonio Prata, aqui parecia que estava lendo os textos de Mário Prata, tamanha a criatividade do autor.  Justificando aquela máxima – “Filho de peixe, peixinho é!”. Igualmente criativo é ‘Braço Direito’ de Jessé Andarilho. ‘O Dedão de Carolina’ de Tati Bernardi e ‘Daquela que te alimenta as memórias’ de Mel Duarte completam as divertidas e engraçadas histórias com um gostinho de quero mais. Por  outro lado, o que de fato aconteceu com pênis falante? Os casais separados? As memórias perdidas? 



16 de junho de 2021

Eu morreria por ti

Eu morreria por ti & outras histórias. 
I’d Die for You and Other lost stories. F. Scott Fitzgerald (1896 1940).  Trad. Leonardo Alves. Ilus. Vírgilo Dias.   Rio de Janeiro. Antofágica. 2020. 160 páginas.

Sinopse / Ponderação:
Não sabemos, mas reza a informação da página de créditos e da contra capa, os contos dessa coletânea serem inéditos. “A Promissória”, “Fazer o quê”, e o conto que empresta o título ao do livro, mencionando ser ‘a lenda do lago Lure’. Não  encontramos muita graça na leitura dessas pequenas narrativas, um cotidiano distante de nossa realidade.